sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Promover e sustentar a vida dos Museus.

A ministra da cultura Ana de Hollanda e o presidente do Ibram, José do Nascimento Junior, participaram da cerimônia que apresentou os Editais ao Programa de Fomento aos Museus Ibram 2011. São premiações e projetos ligados à construção e à modernização dos museus, ao incentivo à artistas contemporâneos e outras finalidades.

Também foi divulgada a Campanha de Apoio Parlamentar à área museal com o intuito de promover a sensibilização dos parlamentares das Duas Casas do Congresso para promover investimentos às propostas que envolvem implementação de museus em todo o país.

Dentre os editais, destacaram-se o Edital para Criação e Fortalecimento de Sistemas de Museus - para entidades públicas que atuam na área museal. O Edital Mais Museus, que visa a implantação de museus em cidades com menos de 50 mil habitantes. O Edital Modernização de Museus, para modernização de espaços museais, e o Modernização de Museus - Microprojeto, com a intenção de promover o progresso do processo sócio cultural nacional.

Dentre os nove editais, cinco foram prêmios. O primeiro foi Ibram de Roteiros Audiovisuais 2011, que vai premiar 18 roteiros inéditos para produção audiovisual. Seguido por Pontos de Memória 2011, que busca reconhecer iniciativas de práticas museais e de processos dedicados à memória social. O terceiro foi Ibram de Arte Contemporânea, primeira distinção de arte contemporânea organizada pelo Ibram. Em seguida, a 4ª edição do Prêmio Darcy Ribeiro, direcionado às práticas de educação não-formal que visem a convergência entre cultura, arte e educação. E por fim, o Prêmio Mario Pedrosa, voltado para trabalhos jornalísticos veiculados na mídia impressa nacional.

Museus foram feitos para preservar e manter viva a cultura. São muito importantes para organização e manutenção dos bens culturais deixados por todas as outras gerações. São espaços públicos que preservam e representam a arte, a cultura e a história. Precisam ser modernizados e preservados, sim! Sempre.


Fonte: http://www.cultura.gov.br/site/2011/08/24/apoio-aos-museus/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário